Portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro
RIO POUPA TEMPO NA WEB

Serviço de Endocrinologia

Conheça o Serviço de Endocrinologia

 

1- Como conseguir tratamento nos ambulatórios de Endocrinologia do IEDE?

O Serviço de Endocrinologia do IEDE trata de pessoas que necessitam de atendimento muito especializado (Terciário), menos Diabetes.

Para ser atendido no Ambulatório, é necessário que um médico do IEDE analise o caso, para verificar a possibilidade do paciente ser atendido no IEDE.

Para Pré-Triagem de crianças, o responsável deve ir ao Ambulatório de Endocrinologia Pediátrica, às quintas-feiras, 9 horas. Não pode deixar de trazer:

  - Encaminhamento do médico, com história do caso.

  - Resultado de exames e medicações que está tomando.

TUDO COM LETRA LEGÍVEL

ATENÇÃO:Nesse documento de encaminhamento para o IEDE, não basta constar apenas "À Endocrinologia", é necessário que conste os itens acima.

Traga ainda: Identidade, CPF, Comprovante de Residência.

Pacientes com menos de 18 anos devem estar acompanhados do responsável.

 

2- Como será o atendimento no ambulatório?

Caso na avaliação da Pré-Triagem você for encaminhado para ser paciente do IEDE, você será fichado em um dos ambulatórios abaixo:

- Andrologia

- Crescimento

- Crescimento-GH (paciente em uso de hormônio do crescimento)

- Disforia de Gênero (transsexuais)

- DOM-adulto (Doenças Osteo-metabólicas em adulto)

- DOM-infantil (Doenças Osteo-metabólicas em criança)

- DOM OI (osteogênese imperfeita)

- Endocrinologia Complementar (encaminhado pelos médicos dos Ambulatórios da Endocrinologia)

- Endocrinoligia Feminina

- Endocrinoligia Gestante

- Endocrinoligia Pediátrica

- Genética

- Genética-GH (pacientes da genética em uso de horm crescimento)

- Hipófise-Supra-Renal

- Obesidade Infantil

- Osteoporose

- Tiróide

- Tiróide - Especial (pacientes com história de câncer de tiróide)

- Tiróide - Hipertiroidismo

- Tiróide - Medicina Nuclear (pacientes após a dose de iodoradioativo)

- Tiróide - Oftalmopatia (pacientes com doença tiroidiana afetando os olhos)

- Sindrome de Turner

 

3- O que é FICHA?

No dia da consulta no ambulatório especializado, você será fichado e receberá um número de matrícula. Aí sim, você passou a ser matriculado no Hospital. Nesse dia traga seus exames anteriores, assim como receita e medicamentos que está tomando.

Esta consulta é mais longa porque sua história clínica, suas doenças anteriores e de seus familiares serão perguntadas. O seu exame físico também será mais amplo. Venha com roupas fáceis de serem retiradas.

 

4- Quando eu consigo um cartão para marcar consultas nos ambulatórios de Endocrinologia do IEDE?

No dia da sua FICHA.

Neste dia traga também seus documentos, porque a partir desta data é que você realmente passa a ser cliente deste Hospital

A PRÉ-TRIAGEM já lhe selecionou como um paciente que deverá ser tratado nos ambulatórios de Endocrinologia do IEDE.

 

5- Exitem outros especialistas no IEDE?

Além do acompanhamento com o seu médico-endocrinologista, você poderá ser encaminhado para a Cardiologia, Ginecologia, Dermatologia, Oftalmlogia, Psicologia, Psiquiatria, Odontologia ou Nutrição.

Os profissionais desses setores atendem apenas ao paciente já matriculado no IEDE e encaminhado pelo médico-endocrinologista que o acompanha.

 

6- Serei sempre acompanhado(a) pelo mesmo médico-endocrinologista?

A sua consulta deverá ser sempre remarcada para o médico que vem-lhe acompanhando. No entanto, por algum motivo administrativo, sua consulta poderá ser feita por outro profissional. Não se preocupe, pois no seu prontuário deve constar a evolução do seu tratamento.

 

7- Quais os horários de funcionamento dos ambulatórios da Endocrinologia?

Funcionamos em 2 turnos. No 1º turno o paciente deverá chegar às 7 horas e no 2º turno às 10, 11 ou 12 horas conforme o seu boleto de marcação. Você tem tolerância de até 1 hora de atraso. Caso não chegue até essa prorrogação, seu lugar será ocupado por um paciente-encaixe.

 

8- O que é paciente-encaixe

Nós não temos atendimento de emergência. No entanto, se por algum motivo importante, você precisa entrar em contato com o médico-endocrinologista, chegue às 7 horas (no 1º turno), dirija-se ao balcão da Enfermagem e comuniqui-lhe o seu caso. Se relamente for necessário esse atendimento, o Enfermeiro(a) responsável do ambulatório, coloca seu nome numa lista de encaixe, em substituição aos pacientes faltosos.

 

9- Como obter tratamento internado(a) na Enfermaria de Endocrinologia do IEDE?

O médico-endocrinologista solicitará aos médicos da Enfermaria se há possibilidade do tratamento ser feito sob regime de internação, segundo a sua decisão médica. O médico da enfermaria analisará o seu caso quanto a disponibilidade de vaga ou se o IEDE tem condições de fazer o tratamento internado.

 

10- Atenção para os itens abaixo:

  - O seu prontuário poderá, sempre que solicitado, ser visto por você.

  - Se você tem dúvidas, sugestões ou reclamações, dirija-se à Chefia do Serviço de Endocrinologia ou ao setor de Administração do Hospital.

  - SE VOCÊ TEM DIABETES: O seu encaminhamento não deve constar Endocrinologia e sim Serviços de Diabetes. Em nosso hospital os diabéticos são tratados em outro setor: Setor de Diabetes.

  - Caso seu encaminhamento seja por obesidade, existe em Setor próprio para seu atendimento: Serviço de Metabologia e Psiconeuroendocrinologia.

  - Caso seu encaminhamento seja por colesterol ou triglicerídio alto, exite um Ambulatório próprio de Dislipidemia para seu atendimento.

  - Quando o intervalo entre as consultas fica muiito extenso, nós temporariamente interrompemos a entrada de novos pacientes até que esse intervalo fique menor. Pedimos a sua compreensão pois é visando o melhor atendimento.

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE

 

CREMERJ

 

PUC RIO

 

SBEM

 

ASSEX

 

Todos os direitos reservados - LPS DESENVOLVIMENTOS VIRTUAIS LTDA.